Serenata de Coimbra

Todos os anos, manda a tradição, é tocada a Serenata em Coimbra. Este vislumbre de magia dá-se na tão conhecida Sé Velha, situada no Largo da Sé Velha, em Coimbra.

É um dos locais mais bonitos a visitar na cidade, assim como o jardim Botânico entre muitos outros. A Serenata marca o início da Queima das Fitas, realizando-se na quinta feira. Apesar da quantidade de pessoas que se junta neste local, vale a pena tentar ver ao vivo. Se não conseguir fazê-lo, poderá ver online no site da TV da AAC (veja os comentários e verifique se existem os links deste ano. Costumam sair um ou dois dias antes da Serenata). Costuma ser gravada pelo Coimbra Canal: visite esta página e navegue até à categoria das Serenatas, vai valer a pena.

Vista da Serenata na Sé Velha em Coimbra

Deixo aqui alguns vídeos, o primeiro da Serenata de 2011.
Este grito marca o final da Serenata Monumental: o “éfe-érre-á” tem muita história para contar.

“O Hylário, o querido boémio das serenatas alegres e doidejantes, improvisou durante o sarau esta quadra (…) e seguidamente ajoelhou e atirou (…) a sua mágica guitarra que ainda vibrava (…). Os espectadores pediram mais trovas”. in Primeiro de Janeiro 1885

You may also like...

1 Response

  1. saozinha aguiar diz:

    ricos tempos tenho saudades da queima das fitas do meu filho e minha filha acompanhei em tudo sou de S.Miguel mas eu e meu marido fomos sempre ás festas eu ía mais vezes para dar apoio a eles na serenada chorei meus filhos também entra nos nossos corações vêr nossos filhos terminando o curso um foi Médico a menina foi Educadora de Infância sou feliz por eles adoro vou se Deus quiser a mais uma queima das fitas só para recordar parabéns Cimbra estou contigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *